fbpx

Black Friday – Os cuidados que sua empresa deve ter.

04 de novembro de 2020

Com a chegada de mais uma Black Friday, cada ano mais popular no Brasil, é necessário que as empresas fiquem atentas a possíveis erros que podem ocasionar prejuízos à sua imagem perante os consumidores, e até mesmo implicações jurídicas e financeiras.

Na maioria das vezes, o motivo da inclusão de empresas às listas de não recomendadas pelos consumidores se dá por confusões ou desatenções quanto às informações dos produtos/serviços em ofertas, e até mesmo ao descumprimento da legislação consumerista.

Neste momento, ideal para alavancagem de vendas e melhoria do alcance da marca, é importante que a empresa se mantenha fora de listas como essas. Por isso, elaboramos algumas dicas estratégicas para ajudar a sua empresa a não cometer erros que possam prejudicar o desempenho e imagem:

1. São necessários cuidados na seleção dos produtos e dos descontos que vão ser ofertados durante a data.

Primeiramente, é preciso selecionar de maneira adequada todos os produtos e seus respectivos descontos. Produtos com maior margem te permitem aplicar descontos sem que haja prejuízo à empresa.
Também é importante que se saiba a quantidade de itens em estoque e o prazo necessário para a preparação e entrega ao destinatário.
É muito comum que empresas errem ou menosprezem esse cálculo, ofertando mais que a capacidade de entrega ou a capacidade em estoque. Jamais se deve contar com produtos fora de estoque. O serviço do fabricante não é de controle da empresa, portanto podem ocorrer atrasos.

2. É preciso estar atento a publicidade.

Muitas empresas utilizam estratégias ilegais na publicidade que ferem com o Código de Defesa do Consumidor. É comum que marcas mal-intencionadas aumentem o preço do produto um pouco antes da Black Friday e ofereçam falsos descontos durante a data.

Todos os produtos e serviços oferecidos devem estar especificados na propaganda de maneira detalhada para que não haja nenhuma reclamação por parte do consumidor. Detalhes como o tempo de entrega, especificações técnicas, período em que o serviço ficará disponível, devem ser listados de forma transparente.

Adotando esses detalhes, se evidencia a seriedade da empresa, além de não ferir o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

3. Reforce sua equipe.

Sendo loja física ou não, sua equipe deve estar preparada para receber um volume maior de vendas. Para isso é necessário planejamento adequado, desde a definição do período que a loja vai oferecer as promoções até mesmo ao comportamento do atendimento durante a data.

Geralmente lojas que oferecem apenas um dia de ofertas, recebem um volume maior de compras e acessos. Caso sua loja seja virtual, prepare o servidor para aguentar um fluxo maior de acessos.

É crucial que o consumidor não fique desamparado durante sua experiência de compras. Dessa forma a empresa mostra eficiência e integridade, garantindo a confiança do consumidor.

4. Esteja atento aos direitos do consumidor e saiba lidar com possíveis conflitos.

Muitos direitos são garantidos por lei ao consumidor. É normal que haja arrependimento nas compras ou necessidade de troca dos produtos.

Caso a compra tenha sido feita pela internet, o consumidor possui sete dias para desistência, contados a partir do recebimento do produto. Não é necessário apresentar qualquer motivo para a desistência do produto e todos os custos da devolução são exclusivos da empresa. O consumidor receberá de volta o valor integral que pagou, inclusive pelo frete.

Já no caso de compras feitas presencialmente em lojas, a troca dos produtos (sem defeitos) não é direito do consumidor. A empresa não é obrigada a efetuar a troca, ficando a seu critério a oferta deste benefício.

É importante que a empresa se dedique ao pós venda, entendendo os motivos de possíveis insatisfações dos clientes, para que a reputação da empresa possa seguir crescendo sem que haja conflitos e má impressões.

 

Vimos que é necessário planejamento estratégico para embarcar na Black Friday de forma segura, sem que haja problemas legais. Para isso, priorize sempre o consumidor, dessa forma sua empresa pode atrair novos consumidores e aumentar suas vendas, além de claro, não compor listas negativas, tão crescentes nessa época do ano.

Comentários